Páginas



Tudo posso naquele que me fortalece


domingo, 14 de março de 2010

Santo do dia (14/03)

Santa Matilde
Santa Matilde nasceu em 895. Recebeu o mesmo nome da avó, que foi abadessa no convento de Herford. Casou-se aos 14 anos com Henrique, rei da Germânia, com quem teve dois filhos: Oton e Henrique.
Matilde aprendeu a ler e escrever depois de casada, um fato inédito, a nobreza nos bancos escolares.
Utilizava seu patrimônio em favor dos necessitados, sendo também bastante atuante nas questões políticas; empenhava-se para que o filho Henrique sucedesse o trono. Em 936 morre Henrique, seu marido, e Oton é coroado imperador em Roma. Ela foi exilada e seus bens confiscados sob o pretexto de esbanjar seu patrimônio em favor dos pobres, porém na realidade o motivo do exílio da rainha era político. Mais tarde, seus filhos a anistiaram e lhe devolveram os bens. Santa Matilde empregou seu patrimônio na construção de hospitais, mosteiros e igrejas. Retirou-se para o convento de Nordhausen, depois em Quedlinburg, onde faleceu a 14 de março de 968, sendo sepultada ao lado do marido.
A imagem de Santa Matilde traz uma igreja e uma carteira nas mãos, representando a caridade para com os pobres.
Oração
Senhor Jesus, a falta de solidariedade é o   grande mal da humanidade. Quantas vezes, Senhor, muito podemos construir ao nos   unirmos em prol de um ideal se colocarmos a serviço dos irmãos nossos talentos e aptidões.
Perdoai-nos por nos fecharmos em nós mesmos,  por nos preocuparmos somente com o que nos rodeia, nos negando-nos a estender a mão até  mesmo àqueles que nos são mais caros.
Perdoai-nos pelo sorriso que não demos, pela  mão que não estendemos, pela palavra de consolo  e estímulo que não proferimos.
Pelos méritos de Santa Matilde, nobreza de pessoa  e de alma, nós Vos rogamos a graça de bem administrarmos os talentos e bens que de nosso
Pai Celeste recebemos.
Amém.
Santa Matilde, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário