Páginas



Tudo posso naquele que me fortalece


quarta-feira, 31 de março de 2010

Santo do dia (31/03)

São Benjamim

Diácono e Mártir
Nasceu no ano de 394 na Pérsia, e ao ser evangelizado, começou a participar da Igreja ao ponto de descobrir sua vocação ao diaconato.
Serviu a Palavra e aos irmãos na caridade, chamando a atenção de muitos para Cristo.
Chegou a ser preso por um ano, sofrendo, e se renunciasse ao nome de Jesus, seria solto. Porém, mesmo na dor, na solidão e na injustiça, ele se uniu ainda mais ao Cristo crucificado.
Foi solto com a ordem de não falar mais de Jesus para ninguém, o que era impossível, pois sua vida e seu serviço evangelizavam.
Benjamim foi canal para que muitos cegos voltassem a ver, muitos leprosos fossem curados e assim muitos corações duvidosos se abriram a Deus.
Foi novamente preso, levado a publico e torturado para que renunciasse à fé. Perguntou entao ao Rei, se gostaria que algum de seus súditos fosse desleal a ele. Obviamente que o rei disse que não. E assim o diácono disse que assim também ele, não poderia renunciar a sua fé, a seu Rei, Jesus Cristo.
E por não renunciar a Jesus, foi martirizado. Isso no ano de 422.

São Benjamim, rogai por nós!

terça-feira, 30 de março de 2010

Santo do dia (30/03)

São José Clímaco



Nasceu na Palestina em 579, dentro de uma família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando a ele uma ótima formação literária.
  Clímaco desde cedo foi discernindo sua vocação à vida religiosa. Diante do testemunho de muitos cristãos que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali no Mosteiro viviam uma radicalidade, ele deixou os bens materiais e levou bens espirituais para o Sinai. Ali, com outros irmãos deixou-se orientar por outras pessoas com mais experiência, fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade.
  Foi atacado diversas vezes por Satanás, vivendo um verdadeiro combate espiritual.
São José Clímaco buscou corresponder o chamado de Deus em meio as duras penitências, a pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas Santas Missas.
Perseverou até o fim da vida, partindo para a glória aos 70 anos de idade.


São José Clímaco, rogai por nós.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Santo do dia (29/03)

São Constantino

Rei de uma região da Inglaterra, casou-se, mas não assumiu seriamente esta aliança, tanto que deixou a esposa para se dedicar as guerras militares. Nesta aventura de poder e fama, ele – como São Paulo - 'caiu do cavalo'. Era pagão, converteu-se ao cristianismo e assumiu seriamente o chamado a santidade.
Entrou para um mosteiro Irlandês e descobriu seu chamado ao sacerdócio, ligado a missão. Junto com outro santo, percorreu muitas regiões da Inglaterra anunciando o nome de Jesus, que tem o poder de nos dar a vitória sobre o 'homem velho'.
Constantino foi martirizado no ano de 598, atacado por pagãos duros de coração com o Evangelho.

São Constantino, rogai por nós!

domingo, 28 de março de 2010

Santo do dia (28/03)

São Guntrano



Guntrano teve muitos descaminhos, muitas opções erradas. Teve muitas mulheres e muitos filhos. Como todo ser humano, buscou a felicidade, porém em lugares errados.
Um homem social, político e de grande influência, mas com o coração inquieto e desejoso de algo maior.
Deu toda a sua herança para um sobrinho e se decidiu a viver uma radicalidade cristã, ou seja, viver o chamado à santidade.
Então, Guntrano passou a ouvir a Palavra de Deus e a acolher os conselhos dos bispos. Governou na justiça, a partir dos bons conselhos recebidos. Viveu a renúncia de si mesmo para abraçar a cruz e fazer a vontade de Deus.
Faleceu com 68 anos, depois de consumir-se no amor a Deus e aos irmãos, sendo cristão na sociedade.

São Guntrano, rogai por nós!

sábado, 27 de março de 2010

Hoje é meu aniversário!!!

Obrigado meu Deus, pelo dom da vida!!!

Santo do dia (27/03)



Bem-aventurado Francisco Faà de Bruno
No grande cenário dos santos sociais italianos, despontados na região da cidade de Turim, Francisco Faà de Bruno é uma das figuras mais complexas. A maioria deles ingressou na vida religiosa para se formar já na condição de sacerdotes diocesanos. Ele ingressou "tarde" na ordenação sacerdotal, tendo exercido o seu apostolado de laico nos campos fundamentais.
Francisco nasceu na cidade italiana de Alexandria, em 29 de março de 1825, era o caçula dos doze filhos de uma nobre família muito cristã. Aos dezesseis anos, ingressou na Real Academia Militar, com o objetivo de seguir uma carreira no exército. Porém, por ser um cristão convicto, entrou em conflito pessoal com relação à irreligiosidade "de prescrição" decorrente do mundo político-militar. Por isto, doze anos depois trocou a carreira pelo estudo acadêmico das ciências exatas. Viajou à Paris e na universidade de Sorbone, obteve o título de doutor com louvor.

Retornando à sua cidade foi trabalhar como professor de matemática. Em 1871, Faà de Bruno era um conceituado professor da universidade de Turim, sendo o titular da cadeira. Seus trabalhos matemáticos o tornaram famoso em todo o mundo, sendo publicados e traduzidos em vários países. Entretanto, simultaneamente à sua atividade intelectual, Faà de Bruno sempre se manteve em contato e atuando junto às comunidades religiosas. Era amigo pessoal do padre João Bosco que, em Turim, trabalhava para ajudar os meninos que chegavam à procura de um emprego urbano. Dom Bosco patrocinava aos jovens, instrução profissionalizante, religiosa, alojamento e recreação.
Faà de Bruno percebeu que deveria atuar na outra ponta, auxiliando as meninas, que ficavam expostas às armadilhas urbanas, enquanto buscavam a sobrevivência e um emprego. Criou para elas, com um grupo de senhoras, a Obra de Santa Zita que mantinha as jovens sob sua guarda no Conservatório do Sufrágio, uma casa similar às fundadas por Dom Bosco, para os meninos. Não satisfeito, fundou a Tipografia do Sufrágio, que funcionava como escola tipográfica para as jovens. Alí ele imprimia a Revista de Matemática, que era vendida em países e cujas divisas eram revertidas para a Obra.
Em 1867, no pequeno povoado de São Donato, iniciou-se a construção da igreja de Nossa Senhora do Sufrágio, cujo projeto foi feito por ele. Nove anos depois, ele escolheu esta igreja para celebrar a sua primeira Missa. Isto mesmo, Faà de Bruno, o professor, seguindo o conselho de Dom Bosco, desejou ser padre aos cinqüenta anos de idade, e se fez em dez meses, por intervenção direta do Papa Pio IX. Depois, para dar estabilidade à Obra de Santa Zita, o padre fundou em 1881, a ordem religiosa das Irmãs Mínimas de Nossa Senhora do Sufrágio.
Padre Francisco Faà de Bruno morreu serenamente em 27 de março de 1888. Exatamente um século depois, o Papa João Paulo II, o beatificou, para ser reverenciado no dia de sua morte. As suas relíquias estão guardadas na igreja que ele projetou, em Turim, Itália. As irmãs continuaram a sua Obra e hoje estão presentes na Europa e América Latina.

Santo do dia (27/03)

São Ruperto

O santo de hoje foi um grande apóstolo da Baviera, Alemanha. A pedido do Rei, foi convidado a evangelizar a França, e fez este belo trabalho. Após ser eleito bispo, a Corte da Baviera o chamou, convidando-o também a evangelizar aquelas terras.
Juntamente com o apoio do Rei pôde ter o apoio de muitos religiosos, inclusive de sua irmã, que também era consagrada.
São Ruperto evangelizou a muitos, fazendo a Boa Nova chegar as altas autoridades, ao ponto de que o sucessor do Rei já ser evangelizado.
Antes de sua última Santa Missa, sua irmã ouviu a sua oração de entrega: “Pai, em Tuas mãos eu entrego o meu espírito”.
Em toda a sua vida, e também na morte, viveu a entrega a Deus.

São Ruperto, rogai por nós.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Santos do dia (26/03)

São Lúdgero, Bispo e Confessor

Nascido na Frísia (atualmente, região norte da Holanda), era monge beneditino quando Carlos Magno o enviou como missionário junto aos bárbaros saxões, os quais soube atrair para a Igreja Católica.

Foi o primeiro bispo de Münster.






                                            São Bráulio

São Bráulio  O santo de hoje, foi um bispo de 631 a 651.
Ele nasceu em uma família muito sensível à vontade do Senhor: uma irmã foi para a vida religiosa e tornou-se abadessa. Outro irmão foi para uma Abadia e outro, chegou a Bispo.
Depois de entrar para a vida de oração e contemplação numa abadia, Bráulio conheceu em Sevilha Santo Isidoro, escritor e santo.
Fecundo escritor e grande pastor, São Bráulio foi escolhido para Bispo em Saragoça., participando ativamente em 3 Concílios de Toledo.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Santo do dia (25/03)

Santo Irêneo de Sírmium


Irêneo foi martirizado no século IV, sob a perseguição sangrenta e implacável do imperador Diocleciano. Era bispo de Sírmium, na Panônia. Atualmente Mitrovica, na Hungria. Não há muitos dados sobre sua vida, até ser condenado por ser cristão e levado à presença do governador da Hungria, Probo. Fora casado, mas ao assumir o sacerdócio se tornou celibatário, como era necessário naqueles tempos. 
Além destas informações, temos sobre ele o relato do processo e do seu julgamento. Probo, o próprio governador que o interrogou, não se conformava com o fato de o bispo não exprimir vontade alguma de salvar sua vida, sacrificando aos deuses pagãos, como dizia o decreto do imperador romano. Assim, fez de tudo para que ele mudasse de idéia. Depois que Irêneo se recusou ao sacrifício ordenado, foi amarrado a um cavalete e torturado. Como nem ao menos reclamasse, Probo mandou buscar todos os membros de sua família. Vieram mãe, esposa e filhos e todos passaram a chorar por ele, ao redor do instrumento de tortura, pedindo que ele abrisse mão de sua condição de cristão. Igualmente, de nada adiantou. Não renegou a fé em Cristo. 
Irêneo foi levado então de volta ao cárcere, onde durante dias permaneceu sendo espancado continuamente. Mais uma vez levado à presença do governador, o bispo novamente se negou a obedecer às ordens do imperador. Probo mandou então que ele fosse jogado no rio. Só então o bispo Irêneo reclamou: não admitia que tivessem dó dele por ser cristão, já que não tiveram do Cristo. Exigia ser passado a fio de espada. Irado com a insolência do religioso, Probo mandou então que fosse decapitado. Era o dia 25 de março de 304. 

A Igreja celebra a festa litúrgica de Irêneo de Sírmium, no dia de sua morte.


Dia especial (25/03)


Anunciação do Senhor


Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço. Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."
Com alegria contemplamos o Mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do Mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" 
Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.
Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

quarta-feira, 24 de março de 2010

Mensagem para quarta-feira

Santo do dia (24/03)

Santa Catarina da Suécia


Virgem

Nasceu na Suécia, de família ligada aos reis. Sua mãe era Santa Brígida, que após o falecimento do esposo, se tornou uma peregrina até instalar-se em Roma.
Catarina foi formada na Abadia de Bisberg, permanecendo ali até casar-se. Não demorou muito tempo e seu esposo veio a falecer. Tinha um coração rendido a uma intimidade profunda com Deus, abriu-se a uma consagração total e foi viver junto de sua mãe em Roma, onde permaneceram por 23 anos.
Tornou-se Abadessa em Valdstena, onde permaneceu até a morte em 1381.

Santa Catarina da Suécia, rogai por nós!

terça-feira, 23 de março de 2010

Santo do dia (23/03)


São Turíbio de Mongrovejo

Bispo
De origem espanhola, nasceu no ano de 1538. Cresceu muito bem educado dentro de uma formação cristã e humana, estudou Direito e prestou muitos serviços nessa área, sempre buscando dar testemunho cristão no ambiente em que se encontrava.
Turíbio ajudou até o Rei Felipe, mas o chamado à vida dedicada ao Senhor, dentro do ministério sacerdotal, falou mais forte. Renunciou a sua profissão, e como sacerdote foi escolhido bispo e enviado ao Peru. Era um homem apostólico.
Se deparava com muitas injustiças: indígenas oprimidos, pobres abandonados. Então ele, no anúncio e na denúncia, passou a ser respeitado e ouvido por muitos. 
Sem interesses e sem comungar com o poder opressor, ele deixou um marco para toda a América: de que o mundo precisa de santos, e isso só é possível na misericórdia, no amor, na verdade, no anúncio e na coragem de denunciar.
Depois de uma grave enfermidade, faleceu em 1606..

São Turíbio, rogai por nós!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Santo do dia (22/03)

São José Oriol


O santo deste dia, São José Oriol, tornou-se um santo sacerdote, não porque fez coisas extraordinárias, mas por viver o ordinário de modo extraordinário. Nasceu em Barcelona, em 1650 de uma família muito pobre.José sofreu muito com a pobreza e pelo fato de ser órfão de pai; no seu coração, desde cedo, sentiu o chamado ao Sacerdócio, que somente com muitas lutas e graça da Providência conseguiu corresponder, pois padre se tornou com 26 anos. Apaixonado pela Sagrada Escritura, estudou as línguas originárias – hebraico, aramaico e grego – para assim evangelizar os judeus.
São José Oriol era um sacerdote simples, caridoso e pobre, porém de grande eficácia evangelizadora, tanto assim que cuidou de sua mãe e também das almas de todos os que o Senhor foi colocando na vida.
Ao fazer uma romaria penitencial para a Cidade Eterna, recebeu um ministério do Papa de grande importância, mas mesmo assim não deixou de catequizar crianças, visitar doentes e socorrer pobres. José queria ser missionário no Japão, porém uma doença ajudou-lhe a discernir sua missão em Barcelona que durou até entrar no Céu em 1702.





São José Oriol, rogai por nós!

domingo, 21 de março de 2010

Domingo!!!

Santo do dia (21/03)

São Nicolau de Flue





Comemoramos a vida santa de um eremita, São Nicolau de Flue, que nasceu na Suíça em 1417 e passou sua juventude ajudando o pai em trabalhos práticos, sempre inclinado à vida religiosa.
A pedido do pai, casou-se com Dorotéia que muito o levou para Deus, tanto que juntos educaram os dez filhos para a busca da santidade. Aconteceu que, em comum acordo e, com os filhos já educados, Nicolau retirou-se na solidão, perto de sua casa, porém com o propósito de se dedicar exclusivamente a Deus, ele que era um homem popular devido a diversos cargos públicos e administrativos que ocupara na sociedade.
São Nicolau entregou-se totalmente à vida de oração, penitência e jejuns, sem deixar de participar nas santas missas de domingo e dias santos, além de ter assumido uma tábua como cama; por travesseiro uma pedra e de primeiro frutas e ervas como alimento, isto até chegar a se alimentar somente da Eucaristia, todo este processo estendeu-se progressivamente por 33 anos. Nicolau, que morreu com setenta anos, ao ir para o eremitério com 37 anos, em nada se alienou ao mundo. Pôde ele servir com conselhos e interferir pacificamente nas dificuldades entre Católicos e protestantes, a ponto de ser amado e tomado como modelo de pacificador e pai da pátria.


São Nicolau de Flue, rogai por nós!

sábado, 20 de março de 2010

Santo do dia (20/03)

Santo Ambrósio de Sena


O santo de hoje nasceu no ano de 1220 em Sena, Italia, dentro de um contexto familiar diferente.
Ao ter nascido com uma deformação fisica, sua familia – nobre – o renegou e o entregou a uma ama de leite, que recebeu a ordem de viver com a criança afastada deles.
Isso tudo foi providência na vida de Ambrósio, porque esta ama, mulher de fé, foi uma verdadeira mãe, alimentado-o e assim, foi acontecendo a recuperação do menino.
Com uma certa idade a família o acolheu. Ambrósio estava no processo de cura interior de reconciliação, mas já os havia perdoado. Aceitou, para um bem maior, os bens terrenos que ele teve como direito, usando-os para o bem dos pobres. O castelo foi se tornando aos poucos um hospital, lugar de acolhimento aos mais necessitados.
Com 18 anos renunciou a tudo e foi para os Dominicanos, tornando-se um pregador cheio do Espírito Santo.
Um homem do perdão e da reconciliação. Faleceu em Sena, durante uma pregação. Morreu no serviço, no ministério.
Santo Ambrósio, rogai por nós!



quinta-feira, 18 de março de 2010

Mais alguns minutos e já é sexta - feira!!!

Santo do dia (19/03),daqui a alguns minutos.

São José

Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.
No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).
O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.
Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.
Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à Vontade do Senhor.

São José, rogai por nós!

Hoje é quinta - feira!!!

Santo do dia (18/03)




São Cirilo de Jerusalém

Nasceu no ano de 315, e foi muito bem formado em Jerusalém. Ordenado sacerdote, e poucos anos depois, em 348, já era bispo. Faleceu em 386
Se empenhou nas catequeses para bem formar o povo de Deus, na verdade e no amor, formando-os também com sua vida.
Muitos cristãos cediam às heresias, e Cirilo pagou o preço. Por 3 vezes foi desterrado, sendo que na última vez, teve que ficar 11 anos fora do seu pastoreio, percorrendo cidades na Ásia, como um peregrino, tendo uma vida cenobítica até que em 362 pôde retornar.
São Cirilo ajudou os corações dos fieis a mergulharem no mistério pascal, que é o coração da fé católica: o crucificado que ressuscitou.
Deixou muito presente para os cristãos do século IV a verdade da Eucaristia. Ele ensinava que era preciso fazer com as mãos, um trono – mão esquerda apoiada sobre a direita, para receber o Corpo do Senhor. E de estarmos atentos aos fragmentos, onde também há a presença real de Jesus.



São Cirilo, rogai por nós!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Mensagem para quarta feira

Santo do dia (17/03)

       Bispo

São Patrício


O santo de hoje, nasceu na gra betanha no ano de 380. Vida de oração, penitencia, uma vida de entrega a Deus que foi capacitando-o a responder em cristo as tribulaçoes da vida.
Aos 16 anos foi capturado e preso por piratas irlandeses. No perdão, na oração e na atenção de encontrar um espaço para a fuga. Conseguiu fugir para a França, onde continuou seu discernimento na busca da vontade de Deus.
Tornou-se sacerdote missionário, evangelizando na Inglaterra e Irlanda. Com grande eficácia, salvou muitas almas com Cristo, a ponto de tornar esta Irlanda Antiga, toda Católica, do empregado ao Rei.
A historia da Irlanda ficou marcada com a contribuição de Sao Patricio, que atraves da construção que fez de diversos mosteiros, deixou a fama nesse lugar de “Ilha dos Mosteiros”.
Faleceu com cerca de 80 anos.
São Patrício, rogai por nós!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Terça-feira!!! (Daqui a algumas horas,rs)

Santo do dia (16/03)

      Santa Euzébia




Pertenceu a uma família de muitos santos.Com 8 anos seu pai faleceu, e sua mãe, chamada a uma vida de entrega total a Deus, montou um convento. E quis a sua filha junto. Sua avó Gertrudes também a chamou, e ela aceitou.A mãe,Riertrudes, soube que Eusébia seria a Abadessa após a morte de sua avó.Então fez de tudo para ela ser bem formada antes, pois tinha apenas 12 anos. E foi para junto de sua mãe, mas as vezes escapava para a comunidade de Hamage - França, onde percebia ser o seu lugar. Riertrudes repensou, e após se aconselhar com bispos e abades liberou sua filha para voltar e ser Abadessa, talvez a mais jovem da França.Euzébia pressentiu que não duraria muito por aqui,com 23 anos reuniu suas filhas espirituais, e  deu vários conselhos.Depois, esperou a morte calma e confiante,no ano 680. 




Santa Euzébia,rogai por nós.











Boa noite!!!

Santo do dia (15/03)

São Clemente Maria Hofbauer

Dentro de uma família muitos simples, nasceu na Áustria, no ano de 1751.
Perdeu muito cedo o seu pai, e foi educado por sua piedosa mãe que o dizia: “ Procurai andar sempre nos caminhos agradaveis a Deus”.
Vocacionado ao sacerdócio, com muito esforço estudou a filosofia e teologia. Após ordenado padre redentorista, foi para Alemanha.
Ali, seu objetivo religioso não era somente servir a sua congregação, mas a toda a Igreja local, a ponto de ajudar a sua diocese a se redescobrir como pólo evangelizador.
São Clemente contribuiu para o aparecimento de muitos conventos e asilos, sinais materiais da força do Evangelho.Consumido na missão, aos 70 anos, partiu para sua recompensa: a glória de Deus.

São Clemente Maria, rogai por nós!



Santa Luísa de Marillac
Luísa nasceu em 12 de agosto de 1591, filha natural de Luís de Marillac, senhor de Ferrières, aparentado com a nobreza francesa, cujas posses permitiram dar à filha uma infância tranqüila. A menina aos três anos foi para o Convento Real de Poissy, em Paris onde recebeu uma educação refinada, quer no plano espiritual, quer no humanístico.
Porém, seu pai morreu quando ela tinha treze anos, sem deixar herança e, felizmente, nem dívidas. Nessas circunstâncias Luísa foi tirada do Convento, pela tia Valença, pois os Marillac não se dispuseram custear mais sua formação. Ela desejava dedicar sua vida à Deus, para cuidar dos pobres e doentes, mas agora com a escassez financeira teria de esperar para atingir esse objetivo.
Durante dois anos viveu numa casa simples de moças custeando-se com trabalhos feitos em domicílio, especialmente bordados Ela tentou ingressar no mosteiro das capuchinhas das Filhas da Paixão que acabavam de chegar em Paris, mas foi rejeitada pela aparência de saúde débil, imprópria para a vida de mosteiro. Depois disso viu-se constrangida a aceitar um casamento que os tios lhe arranjara. Foi com Antonio de Gràs, que trabalhava como secretário da rainha. Com ele teve um filho, Miguel Antonio. Viveu feliz, pois o marido a respeitava e amava a família. E se orgulhava da esposa que nas horas vagas cuidava dos deveres de piedade, mortificando-se com jejuns freqüentes, visitando os pobres, os hospitais e os asilos confortando a todos com seu socorro. Até que ele próprio foi acometido por grave e longa enfermidade e ela passou a se dedicar primeiro à ele sem abandonar os demais. Mas com isso novamente os problemas financeiros voltaram.
Nesse período teve dois grandes conselheiros espirituais: Francisco de Sales e Vicente de Paulo, ambos depois declarados Santos pela Igreja. Foi graças à direção deles, que pôde superar e enfrentar os problemas que agitavam o seu cotidiano e a sua alma. Somente sua fé a manteve firme e graças à sua força, suplantou as adversidades, até o marido falecer, em 1625 e Miguel Antonio foi para o seminário.
Só então Luísa pôde dedicar-se totalmente aos pobres, doentes e velhos. Isso ocorreu porque Vicente de Paulo teve a iluminação de colocar-la à frente das Confrarias da Caridade, as quais fundara para socorrer as paróquias da França, e que vinham definhando. Vicente encarregou-a de visita-las, reorganiza-las, enfim dinamiza-las, e ela o fez durante anos.
Em 1634 Luísa, com ajuda e orientação de Vicente de Paulo, fundou a Congregação das Damas da Caridade, inicialmente com três senhoras da sociedade, mas esse núcleo se tornaria depois uma Congregação de Irmãs. Isso o porque serviço que estas Damas prestavam aos pobres era limitado pelos seus deveres familiares e sociais e pela falta de hábito aos trabalhos humildes e fatigantes. Era necessário colocar junto delas, pessoas generosas, livres e totalmente consagradas a Deus e aos pobres. Mas na Igreja não existiam porque a vida de consagração para as mulheres estava concebida apenas como vida de clausura. Então, Vicente e Luísa, em 1642 ousaram e, criam as Irmãs dos Pobres, as Filhas da Caridade, a quem foram confiados os doentes, os enjeitados, os velhos, os mendigos, os soldados feridos e os condenados às prisões. Nascia um novo tipo de Irmã, com uma missão inédita para aqueles tempos: uma vida consagrada em dispersão pelos caminhos do sofrimento humano, assim estava criada a Congregação das Irmãs Filhas da Caridade, em 1642. Na qual Luísa fez os votos perpétuos, sendo consagrada pelo próprio Vicente de Paulo. A obra, sob a direção dela foi notável. Quando Paris foi assolada pela guerra e peste, em 1652, as Irmãs chegaram a atender quatorze mil pessoas, de todas as categorias sociais, sendo inclusive as primeiras Irmãs a serem requisitadas para o atendimento dos soldados feridos, nos campos de batalhas.
Luísa morreu em 15 de março de 1660. Foi beatificada em 1920, e canonizada pelo Papa Pio XI, em 1934. Suas relíquias repousam na Capela da Visitação da Casa Matriz das Irmãs da Caridade, em Paris, França. Santa Luísa de Marillac foi proclamada Padroeira das Obras Sociais e de todos os assistentes sociais, pelo Papa João XXIII, em 1960.
Santa Luísa de Marillac,rogai por nós.

domingo, 14 de março de 2010

Hoje é domingo

Santo do dia (14/03)

Santa Matilde
Santa Matilde nasceu em 895. Recebeu o mesmo nome da avó, que foi abadessa no convento de Herford. Casou-se aos 14 anos com Henrique, rei da Germânia, com quem teve dois filhos: Oton e Henrique.
Matilde aprendeu a ler e escrever depois de casada, um fato inédito, a nobreza nos bancos escolares.
Utilizava seu patrimônio em favor dos necessitados, sendo também bastante atuante nas questões políticas; empenhava-se para que o filho Henrique sucedesse o trono. Em 936 morre Henrique, seu marido, e Oton é coroado imperador em Roma. Ela foi exilada e seus bens confiscados sob o pretexto de esbanjar seu patrimônio em favor dos pobres, porém na realidade o motivo do exílio da rainha era político. Mais tarde, seus filhos a anistiaram e lhe devolveram os bens. Santa Matilde empregou seu patrimônio na construção de hospitais, mosteiros e igrejas. Retirou-se para o convento de Nordhausen, depois em Quedlinburg, onde faleceu a 14 de março de 968, sendo sepultada ao lado do marido.
A imagem de Santa Matilde traz uma igreja e uma carteira nas mãos, representando a caridade para com os pobres.
Oração
Senhor Jesus, a falta de solidariedade é o   grande mal da humanidade. Quantas vezes, Senhor, muito podemos construir ao nos   unirmos em prol de um ideal se colocarmos a serviço dos irmãos nossos talentos e aptidões.
Perdoai-nos por nos fecharmos em nós mesmos,  por nos preocuparmos somente com o que nos rodeia, nos negando-nos a estender a mão até  mesmo àqueles que nos são mais caros.
Perdoai-nos pelo sorriso que não demos, pela  mão que não estendemos, pela palavra de consolo  e estímulo que não proferimos.
Pelos méritos de Santa Matilde, nobreza de pessoa  e de alma, nós Vos rogamos a graça de bem administrarmos os talentos e bens que de nosso
Pai Celeste recebemos.
Amém.
Santa Matilde, rogai por nós.

sábado, 13 de março de 2010

Fim de semana chegando

Santo do dia (13/03)

                                     São Rodrigo e Salomão
Perteceram ao bispado de Córdova. Rodrigo tornou-se um sacerdote muito zeloso na busca da santidade e cumprimento dos seus deveres, em um tempo onde os cristãos eram duramente perseguidos. Seus irmãos de sangue começaram uma contenda, a qual tentou apartar. Não compreendendo tal ato, um deles o feriu, deixando-o inconsciente. Aproveitou então para difamá-lo, espalhando que o sacerdote Rodrigo tinha renunciado a fé cristã. Um escândalo foi gerado e o caluniado refugiou-se numa serra, em oração e conteplação, indo a cidade somente para buscar alimentos.Numa dessas ocasiões, o irmão agressor resolveu denunciá-lo. Ao ser questionado pelo juiz, Rodrigo declarou: “Nasci cristão e cristão hei de morrer”. Foi preso, e ali na cadeia conheceu outro cristão, Salomão. Ambos transformaram a cadeia num oratório, travando uma linda amizade. Ameaçados e questionados, não renunciaram a fé. Foram separados, mas permaneceram fiéis a Deus. Condenados à morte, ajoelharam-se, abraçaram o crucifixo e degolados, foram martirizados.

Santos Rodrigo e Salomão, rogai por nós!

 

 
 
 
 
 

quinta-feira, 11 de março de 2010

Boa noite!!!

Pense em coisas belas enquanto espera o sono chegar.
Confie em Deus.Confie em você.
Amanhã será um outro dia mesmo. Tenha uma Boa Noite! ...

Santo do dia ( 12/03)

                   Santo Inocêncio


O Santo recordado hoje foi Papa da nossa Igreja nos anos de 401 a 417; nasceu perto de Roma. Pertencia ao clero até chegar à cátedra de Pedro. Trabalhou na construção de muitas igrejas, no culto aos mártires, elaborou e definiu os livros consagrados e inspirados da Bíblia.
Dentre tantos acontecimentos, que marcaram o pontificado de Santo Inocêncio, foram três os que se destacaram: a luta contra o pelagianismo; corrigiu um temível imperador; protegeu como pôde Roma dos invasores. Pelágio foi um monge que semeava a mentira doutrinal sobre o pecado original e outras mentiras que invalidavam a necessidade da graça e da redenção do Cristo. Santo Inocêncio, com a ajuda do Doutor da Graça – Santo Agostinho – e de outros mais condenou a heresia pelagiana.
Quanto ao imperador, denunciou a traição deste para com São João Crisóstomo, e com relação aos invasores, que assaltaram Roma, Santo Inocêncio fez de tudo para afastar esses bárbaros da Cidade Eterna. Este grande santo, empenhado pela paz e conversão dos pagãos, é considerado um dos maiores Santos Padres do Cristianismo.

Santo Inocêncio, rogai por nós!

Atalhos do caminho da FELICIDADE

Seu sorriso:
Distribua em abundância sem receios de exagerar.
Sua palavra:
Converse com todos;uma frase amiga é uma ponte entre as pessoas.
Sua bondade:
Vê se no olhar,no gesto,no modo de conviver.
Sua alegria:
A alegria é o perfume que você pode espalhar ao redor.
Sua fé:
Indica-lhe o caminho, guia seus passos para a eternidade.
Seu amor:
Em obras e palavras gera mais amor.
Sua esperança:
Presente nas maiores dificuldades, a luz nas trevas.
Sua paz:
Dá-lhe repouso,renova as forças
a pessoa feliz
sorri,
dialoga,
espalha o bem,
demonstra a fé,
amor, esperança,felicidade eterna,
certeza de paz eterna.

Santo do dia (11/03)

 Santo Eulógio



Mártir
Nascido em Córdova, Espanha, no século VIII, descobriu seu chamado ao sacerdócio e fez um ótimo caminho formativo, também nas aŕeas da ciência, aprofundando-se nas ciencias teológicas.
Era um homem de muito estudo, oração e amor.
A Espanha foi afetada por invasões e o príncipe perseguia cruelmente a Igreja, prendendo e matando a muitos cristãos.
Eulógio deixou muitos escritos, com testemunhos de mártires e santos, assim como obras apologéticas e a 'Exortação ao martírio', que escreveu na prisão.
Ele foi decapitado no dia 11 de março de 859, recebendo a coroa da vida imortal.
Santo Eulógio, rogai por nós!






quarta-feira, 10 de março de 2010

Cada dia da semana, um anjo.

Domingo
Anjo de infinita Luz 
Grande guerreiro que combate as trevas. Que corta o mal com sua espada poderosa e flamejante. Envie-me fogo purificador e regenerador. Limpe-me das impurezas internas e externas. Purifique toda minha alma e todo meu corpo. Restaure, equilibre e harmonize todo meu ser. Proteja-me para que eu não seja atingido pelas maldades de meus inimigos. Em ti confio e entrego-me para guiar-me e proteger-me por toda minha caminhada terrena.Amém.


Segunda-Feira
Anjo Mensageiro
Que por vosso intermédio eu obtenha sempre boas notícias. Promova em meus contatos paz, harmonia e alegria. Que todas as minhas mensagens recebidas ou transmitidas sejam para o bem de todos os envolvidos. Ilumine-me, dê-me inteligência para comunicar e promover mudanças benéficas, favoráveis a mim e a todos que me envolver. Conceda-me a transformação de minha alma e que através de meu ser purificado eu possa ajudar no despertar de outros, para que juntos possamos viver na mais perfeita harmonia.Amém.


Terça-Feira
Anjo da Energia Divina
 Dê-me força e coragem para seguir em frente. Que os períodos de fraqueza sejam combatidos com firmeza e determinação. Que eu aja sempre dentro da lei de Deus e da lei dos homens e que em momento algum eu seja atingido pelas injustiças de meus irmãos que ainda se encontram adormecidos.Amém.



Quarta-Feira
Anjo da Cura
Cure-me de todos os males que impedem minha evolução material e espiritual.Ó Anjo divino, ilumine minha alma e que eu possa com sua proteção curar todo o mal   que me atrapalha e atrapalha a caminhada de meus irmãos. Dê-nos   força e  saúde   para persistirmos com infinita vontade em praticar  boas obras aos nossos irmãos e que juntos possamos curar e harmonizar todo o planeta.Amém.



Quinta-Feira
Anjo da Justiça Divina


Dê-me inspirações para transmitir aos meu irmãos, através das palavras escritas ou faladas todo o ensinamento que eu recebo de Cristo por intercessão dos seres celestiais. Que todo conhecimento que eu adquirir por sua influência me faça crescer dia após dia. Que minha sabedoria seja eterna e eu a aproveite infinitamente a favor de meus semelhantes.Amém.



Sexta-Feira
Anjo do Amor
Que minhas emoções sejam equilibradas, que a harmonia seja instalada em minha alma, que meu coração seja a morada permanente do sentimento do amor. Que o amor seja infinitamente a força que me sustenta e mantém-me unido a todos meus irmãos. Que meu alicerce seja baseado no amor de Cristo. A cada amanhecer que eu seja preenchido pelos raios de sua chama.Permita-me, espalhar por onde eu andar seu ensinamento e que todos os que através de mim compreenderem o sentimento de amor, o levem adiante a todos outros que encontrarem.Amém.


Sábado
Anjo da Proteção 
Ajude-me a cumprir minha missão a qual me foi proposto por Deus a realizar durante minha permanência aqui na terra. Permita-me seguir com meu propósito, sem que dele eu me desvie, em nenhum momento deixe-me ser tomado pela fraqueza. Fortaleça minha alma, aumente minha vontade de buscar sempre mais fontes necessárias para meu crescimento espiritual.




Quem são os anjos?(10/03)

                 A palavra "anjo" é derivada da palavra grega "angelos" que significa "mensageiro". As primeiras descrições sobre anjos apareceram no Antigo Testamento. A menção mais antiga de um anjo aparece em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4.000 a.C.
          Anjos da Guarda
                             Acreditar em Anjo da Guarda, na verdade, não   é dogma de fé, no entanto, trata-se de uma doutrina comum e teologicamente correta da Igreja. Anjo da Guarda esta relacionado a um trecho do Salmo 90: "Aos teus anjos Ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos."
Muitos teólogos dizem que esta doutrina católica está tão bem fundada, que seria quase um erro querer negá-la.
Em 3 de outubro de 1958, o Papa Pio XII disse: "Ontem festejamos o dia dos santos anjos. Não disse Jesus Cristo das crianças que sempre eram tão caras ao seu coração amoroso: 'Seus anjos contemplam sem cessar a face de meu Pai que está no Céu?.' E depois que crescessem, seus anjos teriam que abandoná-las? É claro que não! Ninguém é considerado tão pequeno e insignificante que não tivesse anjos para lhe proteger. Eles estão sempre vigilantes e vos guardam para que não vos afasteis de Cristo, vosso Senhor..."



Santo do dia (10/03)




Quarenta Mártires de Sebaste



No ano de 320 esses homens deram testemunho no martírio. Em 313 os Imperadores Constantino e Licinio, assinaram o Edito de Milão, que dava a liberdade às religioes, para a manifestação publica. Passado um tempo, Licínio começou a perseguir a Igreja de Cristo, prejudicando padres, bispos e famílias. 



Nesse contexto, estavam 40 homens, oficiais e soldados cristãos, que serviam ao Império. Licínio retomou uma lei onde para servir o Império era preciso sacrificar aos deuses. Muitos, inclusive estes quarenta, não aceitaram. 


Deixaram por escrito suas despedidas, pediram orações aos bispos e diáconos, e que seus corpos fossem colocados todos juntos. Por não renunciarem a Jesus, foram colocados em um tanque gelado de um dia para o outro, para depois serem queimados.


Um deles buscou a pia de águas temperada, separada para aqueles que quisessem apostatar, mas faleceu ali mesmo, com o choque térmico.


Os outros perseveraram por amor a Jesus.


Quarenta Mártires de Sebaste, rogai por nós!